marta-de-azevedo-irving

Marta de Azevedo Irving

Chercheuse
Spécialisée dans le domaine du développement, des relations entre la société et la nature dans son interface avec une réflexion sur l’inclusion sociale et [...]

Marta Irving est liée, entre autre, au programme EICOS et PPED/UFRJ d’Amérique Latine (coopération académique et scientifique dans le domaine psychosocial et politique publique) (Rio – Brasil).


Bio en Portugais :

Formação interdisiplinar, com graduação em Biologia (Ecologia/Biologia Marinha) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e Psicologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (1981), com ênfase em psicologia social. Mestrado pela Universidade de Southampton (UK) em 1983, na temática de gestão de ecossistemas costeiros. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (1991). Pós doutorado na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS) de Paris e no Departamento de Ecologia e Gestão da Biodiversidade do Museu de História Natural de Paris (2004-2005) e no Departamento Homens , Naturezas e Sociedades (2008) sobre a temática da gestão da biodiversidade e inclusão social. Em seu percurso profissional se especializou na temática do desenvolvimento, vinculado às relações sociedade-natureza, em suas interfaces com a reflexão sobre inclusão social e governança democrática em políticas públicas. As principais áreas de pesquisa e reflexão envolvem: a) investigação crítica de projetos de desenvolvimento em suas interfaces com os marcos globais que orientam as açoes de políticas públicas resultantes das principais convenções internacionais; b) gestão participativa da biodiversidade e desenvolvimento de tecnologia social; c) governança democrática no processo de criação e gestão de áreas protegidas; d) turismo e sustentabilidade, e) marketing ambiental e consumo verde; d) Desenvolvimento local. Com este enfoque , a pesquisadora tem trabalhado em diversas regiões e biomas do país e do exterior e lidera o Grupo de Pesquisa Governança, Biodiversidade, Áreas Protegidas e Inclusão Social (GAPIS-Plataforma Lattes CNPq),no âmbito do qual foram defendidas diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado. Diversos trabalhos tem sido tambem realizados em seu percurso profissional, em parceria com a gestão pública e diversas instituições nacionais e, internacionais, no âmbito das Nações Unidas em planejamento e gestão de projetos na temática de conservação ambiental e desenvolvimento. Autora de diversos textos científicos e material didático-pedagógico em veículos nacionais e internacionais de divulgação. Atualmente é Professora Associada III e pesquisadora do Programa Eicos de Pós Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (IP/UFRJ) e do Programa de Pós Graduação em Politicas Públicas e Estratégias de Desenvolvimento (PPED/IE/UFRJ e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas e Estratégias de Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Compõe o núcleo de coordenação do Curso de Especialização em Gestão da Biodiversidade da Escola Nacional de Botânica Tropical do Jardim Botânico do RJ, e participa de diversos programas de pós-graduação como colaboradora. É membro do corpo editorial e parecerista de diversas revistas científicas e de agências de gestão da pesquisa.
(Texto informado pelo autor)